Dicas

Estratégias para aprender mais rápido

Estratégias para aprender mais rápido

Muitas vezes aprender algo, independente do que seja, não é uma das melhores coisas a se fazer, seja por dificuldade individual na absorção de informações e conhecimentos, ou seja, pela dificuldade do assunto a ser aprendido. 

Portanto, para tentar ajudar a quebrar as barreiras que te impedem de aprender, trouxemos neste conteúdo, as melhores estratégias para aprender mais rápido.

Antes, gostaríamos de salientar que este não é um problema anormal, é mais comum do que você imagina. Portanto, encare com tranquilidade esta dificuldade e aprenda conosco a seguir as estratégias para aprender mais rápido, seja para seus estudos ou até mesmo para o próximo curso que você fizer.

Mas, essas estratégias para aprender mais rápido realmente existem?

Quando você, consciente ou inconscientemente, senta-se à mesa e estuda, aplica alguma ou até algumas estratégias. Ler, anotar, resumir e destacar texto são exemplos de estratégias que podem ser utilizadas no processo de estudo.

Acontece que a maioria dos alunos não tem informações sobre o aprendizado de habilidades ou estratégias e, inconscientemente, adota estratégias superficiais, focando apenas no processo de memória.

O que você precisa entender agora é a estratégia ser considerada uma variável importante na educação e afetar diretamente a qualidade do aprendizado. Então, se você quer aprender melhor e aprender mais, você precisa de uma estratégia. 

Além disso, diferentes tarefas e ambientes forçam os alunos a usar estratégias de aprendizagem e estudo ajustadas.

Os alunos tendem a se adaptar tanto quanto possível aos requisitos e oportunidades apresentados a eles, a fim de aprender melhor dentro de suas habilidades. Por exemplo, quem trabalha e estuda passa menos tempo estudando. 

Portanto, você precisa otimizar seus estudos, para acabar lendo os resumos primeiro, em vez de trabalhos completos.

Perceba que o termo “estratégia” que uso se refere aos planos e procedimentos adotados para alcançar o aprendizado. 

O aprendizado estratégico envolve a adoção consciente de métodos e técnicas que podem tornar seu aprendizado mais eficiente e eficaz (ou seja, aprender melhor) para você poder alcançar um aprendizado real (e aprender mais).

Veja, a adoção inconsciente de qualquer estratégia não significa que você não alcançará seus objetivos. A diferença com a adoção de estudo estratégico é que ela permite que você realmente entenda o que está sendo pesquisado, não apenas a memorização mecânica.

Portanto, se você deseja se tornar um especialista em determinado assunto, por exemplo, a aprendizagem passiva sem utilizar procedimentos que conduzam a uma aprendizagem real é uma perda de tempo.

Quais são as melhores estratégias para aprender mais rápido?

Agora que você já sabe que as estratégias para aprender mais rápido existem e são importantes, conheça a seguir as melhores.

Tenha um bom planejamento

Grande parte das pessoas, às vezes por causa de limitações de tempo ou falta de complexidade das tarefas, subestimam a importância de pensar no planejamento. Umas das estratégias para aprender mais rápido mais importante é o planejamento. 

Se você conseguir organizar bem o seu trabalho, definir prioridades e medir corretamente o esforço que deve dedicar a cada tarefa, obterá melhor desempenho e maiores habilidades para solucionar problemas. 

É normal gastar um pouco mais de seu tempo e empenho para planejar no início, mas não se desespere, essa capacidade cognitiva é aprimorada com a prática. Esta é a estratégia mais importante para você conseguir aprender mais rápido.

Durma bem

No entanto, mude seu tempo de sono de acordo com o que estiver aprendendo. Se você deseja aprender fatos como nomes, fórmulas e datas, vá para a cama cedo para ter uma boa noite de sono.

Portanto, levante-se cedo para revisar o que aprendeu no dia anterior. O sono que melhor consolida o pensamento criativo e as habilidades motoras surge pela manhã.

Não descarte a curiosidade

Por que podemos lembrar grandes quantidades de dados sem dificuldade quando ouvimos histórias, assistimos filmes ou lemos romances interessantes? A resposta é simples: curiosidade e emoção juntas são a chave para o aprendizado.

Ter curiosidade sobre algo ativa o sistema de recompensa do nosso cérebro e libera dopamina, uma substância relacionada ao sistema de prazer. Não há dúvida de que as pessoas que mais desejam aprender e a maior curiosidade pelo mundo que podemos compreender são as “crianças”.

Faça divisões em seu tempo de estudo

Fazer dois cursos de aprendizagem de uma hora é melhor que um curso ininterrupto de duas horas. Se você estudar por uma hora hoje e estudar por uma hora amanhã, você se lembrará mais, especialmente se dormir bem.

Tenha atenção total

A prática de atenção plena ou atenção absoluta aumenta a função de processos cognitivos avançados. A técnica inclui vários exercícios, como varredura no corpo, vivenciar o momento, controlar a ansiedade, regular as emoções ou concentrar-se na respiração.

Resolva exercícios

Essa estratégia é uma base indispensável para estudos complexos, pois pode cultivar a capacidade de refletir e criticar o próprio raciocínio.

Em outras palavras, ao resolver problemas sobre o conteúdo que está aprendendo, você pode determinar suas próprias lacunas de conhecimento e determinar os aspectos relevantes do conteúdo que está aprendendo, para poder direcionar melhor o seu trabalho.

Dessa forma, os alunos tornam-se agentes de sua própria aprendizagem, pois empregam seus esforços para adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades.

Uma estratégia que pode ser usada até para estudar provas antigas. Se possível, resolver vários problemas nos exames anteriores. 

Portanto, é possível determinar os padrões de correção, os assuntos mais necessários, a forma de lidar com cada tópico e filtrar os tópicos relacionados para tornar o aprendizado mais focado e eficiente.

Além disso, resolver exercícios é uma ferramenta excelente para fixação de conteúdo. Cada vez que um problema incorreto é resolvido, mais perto chegamos do aprendizado real.

Use mais de uma das estratégias para aprender mais rápido

Estratégias são atividades usadas para melhorar o desempenho e controlar tarefas. O uso de estratégias de aprendizagem é um fator que afeta diretamente o desenvolvimento da memória.

Com isso, usar mais de uma das estratégias acima ou quaisquer outras que você tenha conhecimento é de muita valia para conseguir aprender mais rápido. Mas deve-se ter cuidado para não extrapolar os seus limites, pois sobrecarga não ajuda, só atrapalha.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.