6 a 10 anos

Dicas

Vacinação 6 anos em diante


A partir dos 6 anos, o número de vacinas diminui consideravelmente. E por isso algumas pessoas esquecem que devem continuar se vacinando por exemplo, contra o influenza (gripe) anualmente. Além de algumas vacinas que devem ser realizadas a partir desta idade ou doses de reforço. Listaremos aqui as vacinas desta faixa etária. Lembramos que se a crianças não fez as vacinas na época dela, deverá ser observada por um pediatra para ver as indicações das vacinas a serem realizadas.

1 – Triplice Bacteriana – É também chamada de DTP. Após a dose de reforço as 4-6 anos, ela deverá ser realizada a cada 10 anos na forma de dT, sem o antígeno para coqueluche nos postos de saúde. Nos pontos de vacinação privado, ela é realizada na forma de dTp acelular, prevenindo também contra a coqueluche.

2 – Gripe (influenza) – É realizada para prevenção da gripe. Deverá ser realizada anualmente entre os meses de abril-maio antes do período de inverno. Nos postos de saúde é disponível para todas as crianças entre 6 meses e 2 anos.

3 – HPV – Existem duas vacinas no mercado atualmente nenhuma delas disponível nos postos de saúde – Gardasil e Cervarix. Ambas devem ser realizadas em meninas e meninos de 9-26 anos em 3 dose. A vacina Gardasil que protege contra quatro tipos do vírus – 6, 11, 16 e 18 -, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero e por 90% das verrugas genitais.
A Cervari), também chamada de Vacina contra HPV oncogênico da GSK, protege contra os vírus 16 e 18, porém tem um maior potencial contra este vírus.

 

LOGO 2 PEDCAST

Você conhece o Pedcast? Toda semana um tema importante do universo da pediatria, com a Dra. Thatiane Mahet. Acompanhe os episódios lançados até o momento: http://bit.ly/pedcastbrasil

 


Autor: Thatiane Mahet