4 a 6 anos

Dicas

Vacinação de 4-6 anos


Nesta faixa etária é a fase dos reforços de vacinação, não será dada nenhuma nova vacina nesta época. As vacinas desta faixa etária podem ser dada tanta quando a criança completa 4 anos como quando ela está próxima a completar 6 anos. Não havendo diferença para criança.

                Serão dados as doses de reforço das seguintes vacinas :

1 – Triplice Bacteriana – É também chamada de DTP. Existe em duas formas a DTPw e DTPacelular. Ela previne contra três doenças: a Difteria, tétano e a coqueluche. Ela é aplicada com 2 meses, 4 meses, 6 meses, com outros reforços 15-18 meses e 4-6 anos e depois a cada 10 anos. Aos 4-6 anos ela é aplicada na forma de DTPw nos postos de saúde. Na clínicas particulares,é realizado a DTPacelular.

2 – Vacina contra poliomielite – ela pode ser oral (VOP) (as famosas gotinhas) ou injetável (VIP). A vacina oral é mais imunogênica, ou seja, apresenta parte do causador da pólio, porém está atenuado. A pólio injetável possui o causador porém ele está inativado. A primeira por ser mais imunogênica apresenta maiores efeitos colaterais e maior risco de pólio vacinal (risco é baixo de ambas). Nesta faixa etária ela é disponibilizada na forma injetável na rede particular e na forma oral nos postos de saúde.

3 – Meningocócica C conjugada – Também foi implementada no calendário vacinal brasileiro em  . Previne contra a bactéria meningococo, que tem como principal manifestação através da meningite meningocócica. A vacina é realizada com 3 e 5 meses, e mais uma dose de reforço aos 15-18 meses e aos 6 anos. Esta última dose só está disponível na rede particular.

 

Dra Thatiane Mahet

Médica-Pediatra

Médica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pediatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ)

 

LOGO 2 PEDCAST

Você conhece o Pedcast? Toda semana um tema importante do universo da pediatria, com a Dra. Thatiane Mahet. Acompanhe os episódios lançados até o momento: http://bit.ly/pedcastbrasil


Autor: Thatiane Mahet